Aguarde...

Converter caracteres com acentos para unicode

Publicado em 12/12/2012

ASCII estendida para unicode

ASCII estendida para unicode

Quem trabalha com múltiplos sistemas operacionais sabe o que é ter dor de cabeça com acentos em aplicações JSE (Java desktop) e ter que ficar revisando todo o código a procura de acentos para trocar pelos caracteres unicode.

Desenvolver sistemas desktop usando Java pode dar dor de cabeça se não forem utilizados os códigos unicode para representar os caracteres da tabela ASCII estendida. Mas afinal, que raios de tabela ASCII estendida é essa que você está dizendo?

Bom, inicialmente os sistemas computacionais utilizavam caracteres que iam do 0 ao 127 e não continha alguns caracteres existentes em idiomas latinos como as letras acentuadas. Isso acontecia pelo fato de tudo ser baseado no inglês que não possui acentos. Como foi preciso suportar outros idiomas, foi então criado uma extensão da tabela de caracteres que vai do 128 ao 255. Digitar tais caracteres direto no código fonte pode causar incompatibilidade dependendo do sistema operacional (como no Linux, devido ao padrão utilizado pelo SO), é preciso usar códigos unicode para representá-los.

O padrão unicode utilizado no Java segue essa forma: \u00e7 que representa o 'ç'
A composição é: "\u00[hexa]" onde 'hexa' é o valor correspondente do caracter em hexadecimal.

Nessa ferramenta que disponibilizo é possível selecionar os arquivos que se deseja converter e fazer de forma automática. É mais fácil que fuçar em todos os arquivos de código do projeto ou memorizar todos os códigos.

Código fonte

Compilado

Licença Creative Commons
Converter caracteres com acentos para unicode de Gustavo Ferreira é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

COMENTÁRIOS (3) PARA Converter caracteres com acentos para unicode

Roberta,   06/08/2013

Ótimo aplicativo Bem útil parabéns

Claudemir,   11/03/2016

Você salvou meu dia... Obrigado

Felipe,   03/05/2016

Parabéns, bem legal o conversor Obrigado

GOSTOU DO PROJETO? ACHA QUE PODERIA SER MELHOR EM ALGUM PONTO? DÊ O SEU FEEDBACK!